segunda-feira, 1 de maio de 2017

CHAMADA DA REVISTA LUSOTOPIE: "DESTITUIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL"


A revista Lusotopie está com chamada aberta para o seu primeiro número de 2018 com tema "Destituições presidenciais no Brasil". O prazo para apresentação de propostas (em francês, inglês ou português) decorre até ao dia 15 de maio de 2017.

Editores convidados
    Camille Goirand (Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle, IHEAL)
    Fréderic Louault (Université Libre de Bruxelles)
    Marie-Hélène Sa Vilas Boas (Université Nice-Sophia-Antipolis)

Este número pretende analisar os processos que conduzem à uma destituição presidencial no Brasil, em particular a de Dilma Rousseff, articulando a análise das estratégias e relações de poder próprias ao campo político com o estudo das dinâmicas societais. Se cada um destes fatores pode ser estudado de maneira autónoma, é a combinação deles que queremos explorar, para ir além das análises internalistas e exclusivistas, seja com relação ao campo político ou com relação às mobilizações sociais. Este número tem também como objetivo incluir na análise um ator pouco estudado na literatura relativa às interrupções do mandato presidencial, ou seja o poder judiciario, cuja atividade de interpretação das normas constitucionais e de enquadramento do que podia ser dito ao não durante o procedimento de destituição de Dilma Rousseff foi central.

Os estudos comparativos, que analisam o caso brasileiro e experiências de interrupção do mandato presidencial em outros países, são bem-vindos. Convidamos também os autores a apresentarem trabalhos baseados em uma perspectiva histórica e que analisam na longa duração a situação política brasileira atual.

Os autores que desejam propor um artigo devem enviar um resumo de de 3.000 c. antes do dia 15 de maio 2017 para lusotopiebresil@gmail.com.

Se o resumo for selecionado, os artigos completos são esperados para o 10 de dezembro 2017.

A revista aceita artigos em três línguas: francês, português e inglês.