quinta-feira, 6 de abril de 2017

MESA DEBATE AS MUDANÇAS DO ENSINO MÉDIO

A base para o desenvolvimento de uma nação é a educação seja no processo escolarizado ou não. O Ensino Médio, no Brasil, é a etapa final da Educação Básica e integraliza a formação que todo brasileiro deve ter para enfrentar com melhores condições a vida adulta, atualmente temos mais de 10 milhões de alunos e de acordo com as últimas notas do Ideb, nossos alunos estão saindo da escola apenas com um terço de conhecimento.

Em setembro de 2016 foi aprovada a medida provisória n° 746, que trata de uma nova proposta de organização para o Ensino Médio. Embora polêmica o texto apresenta alguns destaques: implantação do ensino Médio Integral de forma gradativa, aumento de 800h para 1400h, organização do currículo por área de conhecimento e itinerários formativos, valorização da formação técnica e profissional, obrigatoriedade do ensino de Língua Portuguesa e Matemática nos três anos do Ensino Médio.

Ministrantes:

• Prof. Dr. Eduardo Deschamps:  Secretário de Estado da Educação desde 2012; Presidente do Conselho Nacional de Educação desde outubro de 2016. Possui graduação em Eng.  Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Eng. Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Eng. Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). É professor titular da Universidade Regional de Blumenau - FURB, onde ocupou entre outubro de 2006 e outubro de 2010 o cargo de Reitor e Presidente da Fundação.

• Profª Marilete de Souza, Diretora Geral da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau;

• Prof. Jadir Booz, Diretor da EEB Pedro II;

• Prof. Manoel José Fonseca Rocha, Diretor da Etevi - Escola Técnica do Vale do Itajaí

Mediação: Prof. Dr. João Natel Pollonio Machado

Data: 10/04/2017.
Horário: 18h30
Local:  Auditório da Biblioteca, Campus 1
FURB, Blumenau