terça-feira, 11 de abril de 2017

CHAMADA PARA ARTIGO: REVISTAR A TEORIA DO CINEMA

A Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) seleciona artigos para o livro Revisitar a teoria do Cinema, da coleção Teoria dos cineastas, Vol. 3. O livro será publicado pela editora Labcom, da Universidade da Beira Interior.

O prazo máximo para o envio de artigos é o 30 de junho de 2017.

Apresentação

A reflexão dos cineastas, quer da sua própria obra quer do cinema, tem acompanhado a história da arte cinematográfica. Nesse sentido, propomos que o presente livro destaque esses contributos e que os mesmos sejam estudados no sentido de entrarem em diálogo com temáticas centrais desenvolvidas no âmbito da teoria do cinema.

Para tal, propomos alargar o conceito de cineasta para abranger não apenas o diretor/realizador, mas todos os envolvidos na criação cinematográfica que tenham apresentado reflexões originais e estimulantes a respeito do cinema.

Propomos, também, que a bibliografia de apoio apresente um equilíbrio entre os estudos de cariz científico e as entrevistas, depoimentos ou textos escritos pelos próprios cineastas. De igual modo, o estudo da filmografia de cada cineasta deverá ser parte integrante do material de apoio para uma revisitação das problemáticas da teoria do cinema a partir dos cineastas.

Sugestão de temáticas

 Cinema e outras artes
 Narrativa cinematográfica
 Cinema, realidade e verdade
 Conceitos para a relação imagem-som
 Movimentos e escolas cinematográficos
 Géneros cinematográficos
 Tipologias de montagem
 A figura do espetador
 Teoria de autor
 Conceções sobre a tecnologia
 Conceitos para a direção de atores/atrizes
 Cinema e ideologia
 Adaptação cinematográfica
 Produção e exibição cinematográficas
 Prestígio artístico no cinema