segunda-feira, 13 de março de 2017

VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA: DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA



VIII Seminário Nacional Sociologia & Política acontece em Curitiba de 17 a 19 de maio de 2017. Organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá como tema “Direitos Humanos e Democracia: perspectivas e desafios contemporâneos”. Os investigadores interessados em submeter trabalhos têm até 15 de março.

Em sua oitava edição, o Seminário Nacional Sociologia & Política pretende conferir nova abordagem a dois temas já presentes em edições anteriores do evento – Direitos Humanos e Democracia – e repensá-los face ao atual contexto político latino-americano, em especial o brasileiro. Para além do sentido formal e institucional de Democracia como regime político, uma concepção mais ampla e substantiva do ideal democrático traz em seu bojo também a integral proteção dos Direitos Humanos, não apenas no que tange à garantia das liberdades individuais, mas principalmente dos direitos sociais ligados ao trabalho, educação, saúde, cultura, etc.

A plena consolidação democrática implica também o exercício absoluto da tolerância e respeito à diversidade étnica, religiosa, sexual e ideológica, assegurando-se, com isso, o zelo aos direitos humanos das minorias sociais, algumas das quais vem sendo constantemente ameaçadas, como a população negra periférica, indígena, imigrante e LGBT.

Informações:
Página do VIII Seminário Nacional Sociologia & Política e
sociologia.politica.ufpr@gmail.com.