quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O JOGO QUE NINGUÉM VIU, E DUVIDO QUE ALGUÉM VERÁ


A ideia de ver um confronto entre um time do Butão contra outro das Ilhas Maldivas é interessante, não pela qualidade do espetáculo, mas pela curiosidade e tão só. Se muito acompanhei uns 10 minutos do jogo, Thiumphi City e Club Valencia duelaram em busca de uma vaga para a fase de grupos da AFC Cup, a segunda linha de competição dos clubes da Ásia, uma equivalência de Copa Sul-americana.

As maravilhas da internet. Se não encontro algo no Google, muito se deve na ineficiência de digitar as palavras-chave para a busca. Se alguém fizer a busca por futebol alternativo vai encontrar algumas coisas tão bizarras quanto este jogo. Ao visitar o site Futebol Alternativo, encontrei um link para jogos “estranhos”, a maioria levava ao mycujoo.tv. E ali a surpresa. Um site com partidas alternativas. Streaming legais, inclusive com algumas partidas do Brasil. Além do “ao vivo” as partidas ficam “gravadas” para visualização futura.

O jogo em questão, estava com câmera única apontada ao estádio e sem narração. Ufa, ainda bem que foi no silêncio, pois nos minutos que vi, do pescoço pra baixo, tudo era canela. Passes errados? Não vi passes certos.

A ideia é interessante, uma forma de levar ao mundo aquilo que ninguém vai ver, nem discutir, muito menos em debater nas mesas-redondas na televisão. No futebol globalizado pelo capital, um contra-movimento, de monstragem dos fracos, esquecidos e sem valor. Eles encontraram lugar no ciberespaço. Divisões inferiores que nem sequer tem ventilada a ideia de transmissão, encontram no projeto do site suíço uma maneira de mostrar-se.

Lista de canais de streaming