terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

III FRONTEIRA: FESTIVAL INTERNACIONAL DO FILME DOCUMENTÁRIO E EXPERIMENTAL



III Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental (FFF) exibe em Goiânia dezenas de filmes documentários e experimentais de 16 a 25 de março de 2017. Durante o evento acontece também a Residência Estado Crítico, um espaço de ampla reflexão e crítica para investigadoras do cinema. As inscrições para a Residência podem ser feitas até 1º de Março.

Este ano o Festival prevê uma abertura diferenciada para o público e para as temáticas da mulher enquanto criadora e crítica do cinema produzido no mundo.  Durante a semana do evento, dez selecionadas terão a oportunidade de investigar mais profundamente os filmes das mostras e refletir acerca de problemas ligados à crítica de cinema, à arte e à cultura visual, e à presença da mulher no campo do audiovisual. Esta parte do projeto busca alavancar e estimular o pensamento, a escrita e a leitura crítica, oferecendo uma experiência de imersão e embate.

Durante a residência cada participante deverá produzir um texto diário de uma ou duas laudas sobre os filmes exibidos. Ao final, um artigo também será produzido a partir das questões discutidas ao longo do trabalho. Esse último produto da Residência será publicado em um livro eletrônico, um E-book. Essa obra literária, que deverá ser finalizada após o término da programação, servirá tanto como registro histórico do acontecimento, quanto como fonte para pesquisadores das mais diversas áreas.

A coordenação da residência será feita por Dalila Martins, pesquisadora, professora e crítica de cinema e Janaína Oliveira, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) do IFRJ.