quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

TRISTE VER QUE PROFESSORES SE NEGAM A SER EDUCADORES


Reflexão de Celso Kraemer

Pelo que entendi, a escola não mais educa as crianças. Ela, é apenas uma instituição de ensino, facilmente substituível por outros dispositivos que "transferem conhecimentos". Muito triste ver que os professores se negam a ser educadores...

Me entristece muito!!!

Constato com muita frequência, nos cursos de licenciatura, no curso de pedagogia e no mestrado, que a única preocupação da escola é com a aprendizagem. Ninguém fala mais em educar os professores ou os estudantes.

A auto-aprendizagem substitui os professores pelos vários dispositivos tecnológicos. Uma vez que os professores não querem mais educar e que a aprendizagem se faz sem eles, como fica sua importância na escola? Nesse esquema, os professores serão ainda necessários?

Ao invés de desprezar a educação e pensar apenas na aprendizagem, não seria hora de os professores desejarem ser também educadores e priorizar a educação, deixando que a aprendizagem seja uma consequência do cuidado da escola com as crianças, do zelo com sua educação. Isso não pode ser feito por nenhum dispositivo tecnológico.