terça-feira, 16 de agosto de 2016

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO NA VIDA PROFISSIONAL


Fonte:  Instituto Brasileiro de Coaching

Investir em autoconhecimento é designar esforços para conhecer a si mesmo e a suas emoções. É descobrir suas qualidades, capacidades, bem como, seus defeitos e pontos que devem ser melhorados. Além disso, é também saber lidar com isso tudo e encontrar as oportunidades para se autodesenvolver.

É ainda perceber e conhecer o mundo ao seu redor, lembrando-se sempre das pessoas que estão próximas a você. Realizando todas essas coisas as chances de ter sucesso na vida profissional aumentarão grandemente.

No entanto, a importância do autoconhecimento profissional é acima de tudo, acreditar que é possível alcançar aquela etapa tão desejada. É saber que o único responsável pelo seu sucesso na carreira é você.

É por isso que cada indivíduo tem que buscar perceber quais são seus pontos positivos e aqueles em que deve verificar sempre para melhorar. Isso quer dizer que, a pessoa deve estar sempre procurando aprimorar suas habilidades e competências para poder conseguir contribuir de uma melhor forma dentro da organização em que está.

A busca pela potencialização e otimização desse processo exige muita determinação, foco, paciência, perseverança e vontade de se desenvolver, para assim alcançar seus objetivos.

Quando se busca o autoconhecimento, a pessoa busca soluções para o crescimento. Nesse momento começam a aparecer oportunidades, mas o melhor é que esse indivíduo começa a percebê-las e ver que é possível fazer de uma ocasião passageira uma realidade.

O mais importante é determinar os objetivos e metas e estar disposto a enfrentar tudo que for necessário para alcançar o sonho tão desejado. É também ter foco no positivo e saber que é possível conquistá-lo se você acreditar e trabalhar para transformá-lo em realidade.


O autoconhecimento é fundamental para capacitar e auxiliar o profissional a alcançar resultados extraordinários e obter uma experiência cada vez mais profunda em sua área de atuação, realizando assim, seus próprios objetivos e ajudando a empresa a crescer no mercado de trabalho.