sexta-feira, 22 de abril de 2016

MACAPÁ E ME+HER NA TELEVISÃO

Dois dos filmes ganhadores do Prêmio Aquisição SescTV para novos talentos, na 26ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo em 2015, serão exibidos pela primeira vez no canal, no sábado 23 de abril, a partir das 20h30. Idealizado por Zita Carvalhosa, diretora da Associação Cultural Kinoforum, em 1989, o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo tem o Sesc como correalizador desde 1996, e criou o Prêmio Aquisição SescTV com  o objetivo de incentivar diretores iniciantes.

O curta Macapá (Brasil, 2015, 7'25"), produzido no Maranhão, misturando documentário e ficção, o diretor Marcos Ponts expõe as artimanhas de um cineasta para fazer com que as emoções da personagem venham à tona. Na produção, que traz como elenco o próprio diretor e sua tia, França Sampaio, Ponts a manipula com a intenção de fazê-la chorar. Ele faz perguntas sobre o dia mais triste da vida dela. O filme é um trecho de um projeto maior do diretor, que deve resultar em um longa-metragem.

Na animação Me + Her (EUA, 2014, 12'19"), o diretor Joseph Oxford constrói uma narrativa com personagens, objetos, cidade e cenário feitos de papel cartão. Na história, o protagonista Jack sofre com a morte de sua esposa, Jill. Ele relembra momentos felizes que passaram juntos. A falta da amada o deixa tão triste que Jack pensa em se suicidar acendendo um palito de fósforo, mas muda de ideia e decide sair em busca dos restos de seu amor em uma fábrica de reciclagem.