domingo, 13 de março de 2016

TVGE INTERNACIONAL


Novo Canal no satélite Hispasat 30°
Frequência 12092 H, SR 30000

Desde 10 de março está disponível no satélite referido um novo canal com imagem visada para o Brasil, o canal Televisión Guinea Equatorial – TVGE Internacional.  O canal, em espanhol, é mantido pelo governo local por meio do Ministério de Informação, Cultura e Turismo com transmissões de programas oficiais.

Uma curiosidade, o país possui apenas dois canais de televisão. Um estatal e outro privado. Porém, o privado está nas mãos do vice-presidente do país que também é o ministro de Defesa e Segurança do Estado. Logo está tudo nas mãos do governo, com uma linha editorial oficial única.

O canal TVGE, desde 31 de maio de 2011, tem sua transmissão internacional, chegando primeiro a Europa, depois aos países da África do Norte, Oriente Médio e Ásia Central através do satélite W3A e a partir do mês de março atinge a América do Sul por meio do satélite Hispasat.

Segundo o site oficial do governo, a programação do canal internacional da Televisión de Guinea Ecuatorial oferece uma seleção dos principais espaços da televisão local, como resumos continuados das notícias mais destacadas pelo país.  Porém, o site oficial do canal não oferece a grade de programação. Pelo que pude assistir, o telejornal se dividiu em dois blocos, os primeiros minutos um resumão internacional, depois loooongos minutos de leitura do projeto de instituição do mecanismo eleitoral. Televisão, por lá, não é entretenimento.

No YouTube é encontrado com facilidade o documentário Guinea Ecuatorial, la paradoja de la ambundacia, produzido pela TVE da Espanha mostrando o estado de corrupção e desmandos deste país, um contraponto que foi durante muito tempo rebatido em rede pela TVGE.