domingo, 6 de março de 2016

GLOBO GERA PROGRAMAÇÃO EXCLUSIVAMENTE EM 16:9

A partir de hoje, 06 de março, toda a programação da Rede Globo, passar a ser transmitida via Sinal Analógico em 4:3 Letterbox. É o formato que utiliza faixas pretas na horizontal (em cima e embaixo da imagem), exibindo a imagem originalmente gerada em 16:9 em sua totalidade, sem distorção. Não consegui conferir o sinal local, mas na recepção via parabólica analógica ficou muito feio.

A mudança da Rede Globo é um padrão publicado em 22 de janeiro deste ano pela Portaria 378 do Ministério das Comunicações onde alterando o calendário de desligamento do sinal analógico em todo o país. O documento traz, entre outras novidades, a obrigatoriedade da adoção do formato 16:9 ou widescreen nos programas 360 dias antes do final das transmissões. Então, já sabemos quando começará o desligamento do sinal da Globo analógico. A obrigatoriedade não é válida para programas jornalísticos, publicidade e produções captadas originalmente em 4:3. Apesar de adotar o formato 16:9, as transmissões serão em letterbox. Em outras palavras, a programação será exibida com barras pretas na parte superior e inferior da imagem para a inclusão de alertas sobre o desligamento do sinal analógico.

O fim do analógico aproximando-se.
E como ficarão as parabólicas analógicas?

A migração para o sistema digital não é tão fácil assim. Fico imaginando como ficará o usuário leigo com as constantes alterações de frequências e SR que existe no digital, ainda sem contar com a ausência da Record e Band alta definição e o SBT em definição padrão. Sei que falo de “n” coisas neste post, mas são dúvidas que ficam no ar.