sábado, 2 de janeiro de 2016

SAN ANDREAS QUAKE, UM FILME RUIM


Aviso: esta postagem contém revelações sobre o enredo.

Já vi alguns filmes ruins, mas o San Andresas Quake supera todos, apenas cuidar não confundir este com o outro de maior sucesso. Ambos foram publicados em 2015. O San Andreas Quake teria uma boa pegada, um mote inteligente e tudo para dar certo. Uma cientista em descredito consegue desenvolver uma mecanismo para previsão de terremotos. Diante da sinopse parecia-me ser muito bom, mas a execução é horrível. O longa peca em efeitos especiais e no afã de conseguir alguma cenas de ação deixar o roteiro frágil, uma cientista com problemas de relacionamento com a enteada, que por sua vez namora um aluno desafeto da madrasta. Um pouco confuso. A história se sustenta pelas relações e não pelo título. A ciência é reduzida a uma busca pela família, numa Los Angeles onde o pânico dá lugar ao caos que desperta nos homens que existe de pior dentro de cada um: o egoísmo e o instinto de sobrevivência egoísta. Outro ponto questionável são os efeitos especiais, produção gráfica em 3D, que não parece 3D, foram inseridas por cima da tela, só com muita imaginação para juntar as posições das telas. E por último, uma cientista que estuda terremotos opta por fugir usando um túnel além de subir nu, prédio condenado durante o tremor, alguém inteligente que toma atitudes pueris. Uma produção original SyFy que poderia trazer um bom debate sobre a ciência dos terremotos e mostrar, o que inúmera tragédias nos ensinaram, o que há de bom na humanidade. Mas o caminho escolhido foi outro.

Não recomendo.

SINOPSE
Ficção, 2015. Estados Unidos. Quando uma cientista com reputação questionável alerta sobre um possível terremoto, ninguém acredita nela. Sozinha, ela desesperada tenta salvar sua família antes que o terremoto comece.



Se os que gostam de filmes que reflitam sobre catástrofes, o canal I-Sat traz a seguinte programação par ao mês de janeiro, o Especial Futuro Imperfeito, toda sexta-feira de janeiro, a partir de 03h. Confira a programação:

Sexta 1 - UTOPIA (primeira temporada completa)
Sexta 8 - COSMOPOLIS
Sexta 15 - FILHOS DA ESPERANÇA + MATRIX REVOLUTIONS
Sexta 22 - LUNAR
Sexta 29 - BLACK MIRROR XMAS