domingo, 24 de janeiro de 2016

REFLEXÕES DE UM JOGO QUE NÃO VI


Ontem, sábado 23, teve início o certame em terras potiguares. Não pretendia acompanhar o jogo, mas acabei vendo alguns fleches, depois do pré-jogo troquei por um western e ao final do longa voltei para os últimos minutos do jogo. Mas três reflexões diante do que vi e ouvi chamaram minha atenção.

A Banda Elefante. Como é gostoso ver um jogo de futebol com a bandinha no estádio. Ela nada acrescenta, nem ajuda ao time, não influencia em campo, mas é muito agradável. O ABC tem uma banda patrocinada oficialmente pelo time e que, depois de seis anos, está de volta as arquibancadas. O futebol está junto com o alegórico, com a diversão, com o entretenimento. São iniciativas deste tipo que acabam por separar o espetáculos dos bandidos que vão ao estádio para buscar agressão. Fantástica a iniciativa da diretoria que apoia tal iniciativa.

O dinheiro público beneficia o futebol. Dois times desistiram de disputar o campeonato por falta de apoio da máquina local. A justificativa da prefeitura de Caicó foi a crise climática enfrentada pelo município que o obrigou a concentrar as finanças neste setor em detrimento do esporte. Louvável a iniciativa. Bonito ver isto. É claro que há muito dinheiro público envolvido no futebol, 2/3 dos estádios são públicos; os inúmeros times de estaduais do interior somente sustentam-se por conta disto. Mas não vou criticar este investimento. O esporte profissional pode atrair mídia e foco para a cidade quando bem construída as ações, além da geração de empregos que envolve a montagem de uma equipe, bom pra cidade, bom pra economia e bom para a imagem. Mídia para cidade é propaganda e possibilidade para atrair novos investimentos. Quando as ações são alinhadas e planejadas podem atrair bons frutos. Mas o que Caicó fez surpreende positivamente.

A transmissão foi horrível. O que o Esporte Interativo faz com a qualidade de transmissão dos campeonatos nordestinos é muito ruim. O jogo é feito com base de filmagem de ponto único. Muito ruim o acompanhar da lente em direção da bola. Canal em alta definição com geração em definição duvidosa. Faltou, neste jogo, como em outros, às vezes também falta, é qualidade na captação das imagens. Bom narrador, comentarista preparado e repórter muito bem aviada, porém, as imagens deixam a desejar.