segunda-feira, 30 de novembro de 2015

IX CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

O IX Congresso Ibero-americano de Docência Universitária que se desenvolverá baixo o tema A Universidade em mudança: Governança e renovação pedagógica, terá lugar na cidade de Murcia no período de 31 de março a 02 de abril de 2016. O Congresso é organizado pelo grupo de investigação de Equidade e Inclusão Educativa (EIE) da Universidade de Murcia e promovido pela Associação Ibero-americana de Docência Universitária (AIDU). Esta associação é constituída por professorado de Educação Superior ou Universitária de todas as especialidades e cursos. (http://www.asoc-aidu.com).

Este Congresso pretende-se constituir como um espaço de encontro entre professores de países europeus e da América Latina; países que têm em comum a língua e as tradições universitárias que propõem desafios comuns para o futuro, o que pode permitir a geração de sinergias institucionais e pessoais que facilitem avançar na melhoria da Educação Superior ou Universitária.

Os objetivos específicos deste Congresso serão:
  • Promover o intercâmbio de experiências de ensino entre os docentes de várias especialidades no Ensino Superior.
  • Criar um espaço de reflexão e discussão sobre os problemas atuais no campo do ensino universitário ao Nível Superior.
  • Possibilitar a criação ou ampliação de redes académicas que aprofundem os debates sobre os saberes  e as práticas didáticas no Nível Superior de formação.
  • Reflexionar sobre o governo e a criação de comunidades profissionais de renovação e transformação pedagógica nas instituições universitárias.
  • Favorecer o intercâmbio de experiências de ensino, gestão e governo entre os profissionais de diversas especialidades universitárias comprometidos com a melhoria do ensino.
  • Fomentar o desenvolvimento de redes e comunidades de aprendizagem capazes de criar sinergias entre as estruturas e os agentes educativos em países latinoamericanos e europeus.
  • Analisar o impacto do processo de Bolonha e avaliar as suas perspectivas de futuro.
Os temas deste Congresso serão desenvolvidos através de conferências, mesas redondas, comunicações, posters, simpósios auto-organizados e simpósios organizados pelo Comité Organizador, nos quais serão debatidos problemas específicos de diferentes ramos do conhecimento (Ciências, Humanidades, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Jurídicas).