quinta-feira, 18 de junho de 2015

WEB SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO

O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), em parceria com o Serviço Social do Comércio em Santa Catarina (SESC-SC) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (SENAC-SC) realizam, no dia 23 de junho, um ciclo de palestras com debates de profissionais das áreas da educação e tecnologia da informação no âmbito do ensino fundamental e médio. O objetivo do Web Seminário de Tecnologia da Informação na Educação é servir de instrumento para promover o diálogo entre os gestores públicos da área de educação e aprendizagem, e os profissionais que atuam com tecnologia da informação nas empresas, associações e comunidades de software livre voltadas ao tema.

Dentre os assuntos abordados, será discutida a evolução da gestão escolar por meio da tecnologia da informação, a sumarização de dados estratégicos, as ferramentas de software para utilização na sala de aula e as mudanças proporcionadas pela tecnologia no ambiente educacional. No evento serão apresentadas iniciativas para a gestão educacional, soluções que contribuam para o aperfeiçoamento das tecnologias nas áreas de ensino, além das necessidades e inovações na atividade escolar, visando fomentar o desenvolvimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no país.

O evento é gratuito e as palestras presenciais serão abertas ao público de Florianópolis. Também poderão ser acompanhadas remotamente por vídeo streaming, através da comunidade criada na plataforma de participação social Participa.br.

PROGRAMAÇÃO:
09:00 Abertura
09:30 Os Nativos Digitais e o Papel do Professor na Escola do Futuro por Luciano Blauth (SENAC-SC – Florianópolis – SC) 10:15 i-Educar e a evolução da gestão educacional por Tiago Giusti (Portabilis Tecnologia – Içara – SC)
11:00 Atendimento Educacional SERPRO
11:45 Encerramento da programação da manhã
13:30 Mesa de discussão
14:30 Portal QEdu e sumarização de dados educacionais por Alexandre Oliveira (Meritt Informação Educacional - Florianópolis)
15:15 Educatux: software livre na sala de aula por Aderbal Botelho (Comunidade Educatux – Brasília – DF)
16:00 Universidade Corporativa Serpro por Isamir Carvalho (SERPRO Florianópolis – SC)
16:45 Considerações finais e encerramento.

Local:
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC)
Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright
Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 – Prainha
Florianópolis – SC

Maiores informações
Carlos Morais dos Santos
Coordenador da Comissão de Responsabilidade Social e Cidadania
SERPRO Florianópolis
carlos-morais.santos@serpro.gov.br – (48) 3231-8970