quinta-feira, 6 de março de 2014

AURICULOTERAPIA

Por Miriam Carla Raasch*

A Auriculoterapia apesar de existir a algum tempo na cultura chinesa e francesa, ainda é desconhecido e pouco divulgado seus benefícios. A Auriculo é uma modalidade terapêutica que utiliza o pavilhão auricular (orelha) com o objetivo de diagnosticar ou mesmo tratar desequilíbrios tanto físicos quanto emocionais através do uso do sistema reflexológico.

É uma terapia utilizada em quadros de dores, principalmente quando ocorre desequilíbrio na coluna, joelhos, cotovelos, ombros, entre outros. Pode-se ser usada também no tratamento ou prevenção de cefaleia, distúrbio nervoso, digestivo, hormonal, respiratório, do sono ou mesmo em questão relacionada a emoção. É contraindicada para pessoas com distúrbios psicológicos, lesões no pavilhão auricular, hanseníase ou perda da sensibilidade na orelha. Também deve-ser ter cuidado especial com gestantes com pontos auriculares relacionados a gestação.

É um método eficaz, considerada uma prática simples onde consiste na colocação de pequenas esferas ou sementes de mostarda no pavilhão auricular, com o objetivo de fazer pressão necessária para o estímulo do ponto, com o auxílio de um pequeno esparadrapo para a sua fixação.

Vale a pena conhecer a Auriculoterapia
.

* Santé Corps Centro de Estudos e Aperfeiçoamento. Curso de Terapias Naturais Aplicadas. Contato: miriamcraasch@gmail.com