terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

TERAPIAS NATURAIS APLICADAS

Por Miriam Carla Raasch*

As Terapias Naturais surgiram na minha vida a alguns anos. Todas as vezes que a Medicina Ocidental não encontrava solução para os meus problemas de saúde, eu viajava a Itajaí para fazer acompanhamento com um Terapeuta Holístico. Certa vez tive uma crise de alergia, “urticária”, e fiquei uns 9 meses tomando corticoides e cada vez que ia ao médico mais “experimentos” para ver se conseguia combater o problema. Só consegui resolvê-lo a partir da minha ida a Itajaí e em dois dias com os tratamentos estava totalmente sem vestígios da alergia. Isso foi apenas um exemplo do bem que me faz as Terapias. No ano passado ao retornar a São José pensei em fazer algo que me desse prazer fora da educação e me deparei com o curso de Terapias Naturais. Quando era criança tinha um sonho de ser médica, de cuidar das pessoas, mas infelizmente não consegui realizá-lo naquele momento. Por isso a minha determinação e meu esforço para realizar esse curso. Tenho algumas dificuldades, preciso estudar muito, mas o retorno é tão gratificante... Percebi um crescimento pessoal, um modo de ver a vida diferente, mas leve e porque não, mais feliz. Ainda faltam algumas disciplinas para acabar, mas já me sinto realizada podendo fazer um tratamento com a Cromoterapia, onde a cor proporciona inúmeros benefícios para o corpo. Sinto-me realizada quando indico Florais de Bach e as pessoas percebem uma mudança positiva no modo de ver o mundo. Poderia citar a Fitoterapia com suas plantas medicinais que auxiliam no tratamento de várias doenças e a Aromaterapia com seus óleos essenciais que remetem as pessoas através dos cheiros trabalhar alguns problemas emocionais e até de saúde. Minha última paixão está sendo Auriculoterapia. É muito interessante observar o pavilhão auricular (orelha) e perceber marcas que mostram alguns problemas de saúde e que através da estimulação em alguns pontos com semente de mostarda  pode auxiliar em diminuir a dor, a ansiedade, a obesidade. As Terapias Naturais está sendo um grande aprendizado em todos os sentidos.

* Santé Corps Centro de Estudos e Aperfeiçoamento. Curso de Terapias Naturais Aplicadas. Contato: miriamcraasch@gmail.com