quarta-feira, 18 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO 3.0

 
Artigo de Glauco Brites Ramos, empresário e morador de Florianópolis (DC, 28/08/2013)

O projeto do Iluminismo europeu, que tinha como um dos principais objetivos o progresso, 
era alicerçado na transformação política em bases racionais e no aprimoramento intelectual e moral dos 
homens por meio da  educação e das leis. Fica clara a forte presença desses vetores nos países 
classificados hoje como de primeiro mundo.Vamos focar no vetor educação, o mais importante. 
Especialistas e indicadores constatam que o Brasil tem cem anos de atraso no setor. 
Essa recuperação só será viabilizada em curto prazo pelo uso da Tecnologia da Informação e 
Comunicação, principalmente quanto às técnicas cognitivas e pedagógicas, aproveitando o uso já
incorporado pelos jovens de tablets, smartphones, ferramentas de busca, redes sociais, internet de alta 
velocidade etc.

Totalmente alinhada a esse conceito, a Educação 3.0 consiste na criação de uma infraestrutura de 
conectividade e colaboração com alto desempenho, mobilidade e segurança, o que é imprescindível 
para o desenvolvimento de didáticas orientadas para a pesquisa, com construção conjunta de 
conhecimento por professor e aluno. Assim aproveita-se as informações do mundo atual, por meio de 
ferramentas da web ou de outros ambientes virtuais.

Na pesquisa mais respeitada do mundo na área, a Education at a Glance (2013), está evidenciado que 
o nosso problema não é de investimento, pois na educação básica ele corresponde a 4,3% do PIB, 
contra 3,9% dos países desenvolvidos. O Brasil precisa de uma gestão comprometida com educação 
de qualidade, focada na racionalização dos recursos, na escolha da tecnologia e na priorização da 
formação do professor nesse novo ambiente, com reconhecimento por meritocracia. Sem isso, 
a equação “educação” fica difícil de ser resolvida.