domingo, 22 de setembro de 2013

CHEIA NO RIO LUIZ ALVES


 Durante todo o último final de semana de inverno o estado de Santa Catarina está sendo atingido por chuvas fortes e alagamentos. Quero postar algumas fotos da região do Braço Direito, interior do município de Massaranduba por onde passa a ligação Vila Itoupava-Blumenau que ficou interdita praticamente o dia inteiro por pontos de alagamentos causado pela cheia do Rio Luiz Alves.
 




Para efeitos de comparação as chuvas das últimas 72 horas fora superior a chuva acumulada nos últimos meses isoladamente. O gráfico mostra a quantidade de chuva nas últimas horas. Para efeitos de comparação o mês de agosto a chuva acumulada fora de 134 mm/m2 enquanto que em julho 175 mm/m2.


A foto acima mostra um dos pontos de alagamento que impede que o acesso entre Vila Itoupava e Luiz Alves seja concretizado. Este problema poderia ser solucionado com algumas iniciativas do governo estadual, tendo em vista que esta ligação é uma “rodovia” mantida pelo mesmo. O que evitaria também o “ilhamento” dos moradores.

Como o Braço Direito é uma região agrícola os prejuízos são reduzidos a atividade. O que mais vemos são pastagens debaixo d’água e o bananal debaixo d´água. Esta estação fora prejudicial para os produtores de Banana, primeiro o inverno com fortes geadas e agora o excesso de chuva. 

As fotos foram todas clicadas por este que aqui posta, no início da tarde do domingo, 22/09/2013.