quarta-feira, 3 de julho de 2013

RÁDIO CBN NA FREQUÊNCIA MODULADA EM BLUMENAU



 

Leio do site TudoRádio

Nas últimas horas do mês de junho a Band FM 95.9 (Já a Band FM segue com uma ampla rede em Santa Catarina e tem a Band FM 92.9 de Itajaí como uma opção de sintonia de sua programação no Vale do Itajaí.) encerrou suas atividades em Blumenau e cedeu espaços para a CBN FM 95.9, a mais nova afiliada da rede jornalística controlada pelo Sistema Globo de Rádio e única sintonia em FM a abrigar a CBN em Santa Catarina. A mudança de bandeira ocorreu no último sábado (29 de junho), quando a programação popular da Band FM foi substituída pela grade jornalística da CBN em 95.9 FM. A nova CBN FM 95.9 é na verdade a migração de uma já afiliada da CBN em AM para a faixa FM. A CBN AM 820 encerrou um longo período de operações nessa faixa, sendo uma das primeiras afiliadas da rede paulista no interior da Região Sul. Com isso a CBN passou a ser transmitida em FM através da 95.9 FM, canal que assim como a 820 AM também pertence à Rede Fronteira de Comunicação. Já a faixa AM passa receber o sinal da futura Rádio Globo AM 820, marcando a estreia de mais uma rede popular do Sistema Globo de Rádio em Santa Catarina. Com isso a Rádio Globo ganha mais uma afiliada no estado catarinense e a CBN terá a sua estreia em FM promovida através de Blumenau.

Em 95.9 FM a CBN passa a cobrir regiões importantes do sul do país, tendo o Vale do Itajaí como seu principal foco de audiência e atividade comercial. A emissora chega com sinal de qualidade local a boa em vários municípios das regiões de Blumenau (Vale do Itajaí e Vale Europeu), arredores de Balneário Camboriú, região de Jaraguá do Sul, entre outras localidades de destaque no estado. Conforme já destacado pela matéria, essa área catarinense é a única a ser coberta por uma FM catarinense ligada à CBN, porém o extremo norte de Santa Catarina é atingido desde 1995 pela CBN FM 90.1 de Curitiba, rádio da capital paranaense que possuí sintonia de sinal boa a parcial em municípios como São Bento do Sul, Mafra, Rio Negrinho, Campo Alegre, Garuva e Itapoá (cidade do litoral norte catarinense). No AM de Santa Catarina a CBN conta com afiliadas em Florianópolis (CBN AM 740, conhecida como “CBN Diário”) e Lages (CBN AM 1390).

A CBN passa por uma rápida e expressiva expansão pelo dial FM do país, “engatando” uma sequência de estreias em FM por diferentes regiões brasileiras. A sequência atual foi iniciada com o início dos trabalhos da CBN FM 95.5 de Fortaleza, passando na sequência pelas inaugurações das rádios CBN FM 91.3 de Salvador (originada no AM e que passou por outro canal de FM na capital baiana), CBN FM 101.7 de João Pessoa (também originada do AM) e as estreias mais recentes ocorridas pelas rádios paulistas CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto e CBN FM 99.7 de Santos. Na região sul a rádio ocupa as faixas FMs de Curitiba (90.1 FM), Londrina (93.5 FM) e Maringá (95.5 FM), além de afiliadas em AM nos mercados de Porto Alegre, Florianópolis, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Lages.