quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FINAL DA SUPERCOPA: BARCELONA X REAL MADRID

Vi apenas o segundo tempo do jogo. Transmissão ao vivo pelo Esporte Interativo e em deferido na TV España. O título da competição é apropriado ao duelo que se propõe. O clássico mundial. Mas quero apenas olhar o Barcelona FC. Para que busca entender um espetáculo tático este é o time que deve ser analisado. Encanta-me a forma do time atuar. É constante. O esquema tático mantem-se. Até mesmo o brilhantismo de Messi está dentro deste esquema, coisa que não acontece aqui no Brasil com alguns que julgam-se fora de série.

O segundo tempo é marcado por um jogo aberto. Olhando para o time catalão se vê o time madrilenho que consegue impor seu ritmo de jogo e com muitas chances porque o time da capital busca jogar de maneira semelhante. Time aberto, toques curtos, rápidos e marcação forte. Ataques a lá basquete. Quando um está no ataque e outro está na defesa, atrás, fechado. Mas mesmo assim não é um jogo truncado a la Parreira. É um jogo onde todos os espaços são ocupados. Espaços que permitem jogadas cruzadas e muitos levantamentos na área. Ganhou que foi mais eficaz. O que conta de fato é a eficácia que compõe cada jogada. Tão eficaz que aos 40 minutos que tivemos um enrosco na área – coisa comum nestas terras – primeiro na área do Real Madrid, contra-ataque e uma pixotada do Valdez (1) faz o time madrilenho que estava morto voltar a sonhar com título. Mas mesmo assim o que chama atenção é que independente do que está acontecendo o time do Barcelona joga sempre na mesma balada.

Fora do jogo também coisas acontecem. Agora lá como cá também há idiotas. Uma infeliz entra em campo e vai abraçar o goleador argentino. Rapidamente a segurança, que falhara, tira o invasor de campo. Não vou comentar a questão do que fazer com um banana deste tipo. Mas o cara é no mínimo inconsequente. O jogador está concentrado, focado naquilo que está por acontecer e de repente o cara inventa estar no solo sagrado interferindo no profissional que está a trabalhar. E no mais, que é o cara? Um torcedor? Um terrorista? Bom, queria xingá-lo ainda, mas por hora aqui ficarei.

Semana mesmo esquema, ao vivo no ESPORTE INTERATIVO e na noite em vt na TV ESPAÑA, tudo isso na quarta.