quinta-feira, 22 de março de 2012

Reunião no MEC consolida proceso de implantação da Universidade Federal em Blumenau através da Furb

Fonte: http://www.deciolima.com.br/blog_ver.asp?valor=1424

Brasília, 21/03/2012 – Consenso foi a palavra chave que marcou a reunião realizada nesta quinta-feira (22) entre os reitores da Universidade Regional de Blumenau (FURB), João Natel, e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Prata (atual) e Roselane Neckel (eleita), e os deputados Décio Lima (federal) e Ana Paula (estadual), com o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Amaro Lins. Na pauta, o detalhamento do processo de parceira entre as duas instituições catarinenses de ensino superior.

As duas universidades estão afinadas no processo e agora aguardam a conclusão do estudo jurídico da Secretaria de Ensino Superior (SESU), que vai avaliar a possibilidade de convênios entre as instituições, entre outros aspectos do processo de incorporação da FURB pela UFSC. Depois do estudo jurídico será marcada uma reunião com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para finalizar os detalhes do processo.

Para o deputado federal Décio Lima, esta reunião foi a consolidação de um importante processo de expansão do Ensino Superior em Santa Catarina, que vai trazer o desenvolvimento para toda a região do Vale do Itajaí. “A FURB e a UFSC são duas instituições de grande porte e com uma história irretocável, que vão unir esforços, talentos e patrimônio material e humano para oferecer ensino público de qualidade à região”, afirma o deputado.

A deputada estadual Ana Paula Lima lembrou também a importância de se iniciar a oferta de cursos pelos que contemplam a Licenciatura, priorizando a formação de professores, uma vez que a região tem grande carência nessa área. “O próprio Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do Governo Federal) tem como prioridade a Licenciatura”, explicou a deputada, que disse ainda que esse é um processo viável em todos os sentidos.

O secretário de Ensino Superior do MEC, Amaro Lins, afirmou que é muito bom que um processo com essa envergadura tenha consenso entre as instituições envolvidas. “O consenso é fundamental porque facilita o processo. Vamos dar celeridade ao estudo jurídico para que possamos definir o quanto antes as questões que ainda precisam de resposta”, disse o secretário.

Os reitores da UFSC, Álvaro Prata, e da FURB, João Natel, também concordaram que essa é uma parceria que tem todas as condições para ser vitoriosa. “A UFSC tem 52 anos, a FURB, 48 anos, são instituições já consagradas no ensino superior e que têm valores muito parecidos. Acredito nessa parceria, na expansão da UFSC através da FURB. A proposta tem muitas sinergias naturais e precisamos começar o processo o mais rápido possível e por onde está mais fácil”, disse o reitor da UFSC, Álvaro Prata.

Já o reitor da FURB, João Natel, enfatizou que o processo está caminhando a passos largos e que sua preocupação também é com a Licenciatura. “O mais importante hoje é formar professores, é nossa prioridade. A estrutura de nossa universidade é sólida em todos os sentidos e acreditamos que a parceria com a UFSC só trará benefícios para todos”, afirmou o reitor da FURB.

Participaram da reunião, além dos deputados Décio Lima e Ana Paula, o reitor atual da UFSC, Álvaro Prata, a reitora eleita da UFSC, Roselane Neckel, a vice-reitora eleita da UFSC, Lúcia Helena Martins Pacheco, o reitor da FURB, João Natel, o coordenador de Planejamento da FURB, Pedro Paulo Wilhelm, e Adriana Rigon Weska, da diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do MEC.