segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Primeiros testes com 'internet 0800' serão feitos no Distrito Federal

Fonte: TI Inside On Line, www.http://www.tiinside.com.br/13/02/2012/primeiros-testes-com-internet-0800-serao-feitos-no-distrito-federal/ti/262278/news.aspx

Após anunciar a realização de estudos para a implantação de um modelo de acesso à internet por meio de tarifação reversa, o governo revelou nesta segunda-feira, 13, que os primeiros testes do sistema devem ser iniciados em março. O local escolhido foi a região administrativa do Varjão, no Distrito Federal, os testes serão operacionalizados pelo Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Também chamado de “internet 0800”, o novo modelo de conexão à web se assemelha aos serviços de ligação telefônica para números com prefixo 0800, em que o custo da ligação é pago pelas empresas que prestam o serviço aos consumidores. A ideia é ter um modelo de internet com tarifação invertida, ou seja, paga pelo site que será conectado para serviços como acesso a bancos, compras ou atendimento ao consumidor.

De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a novidade não substituirá o serviço telefônico gratuito, mas poderá baratear o custo de atendimento ao consumidor para as empresas. Com informações da Agência Brasil.