quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Por que o BBB faz sucesso?

Pela trocentéssima vez recebi um email falando do BBB, incrível que o texto é sempre igual, mas o autor é sempre diferente, desconsiderando este detalhe um parágrafo chamou minha atenção:

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

Não poderia ser ele apenas entretenimento vazio? Os animais que estão dentro do zoológico humano estão lá de maneira livre e assim permanecem como o telespectador fiel que acompanha o faz assim mesmo. A televisão não é só informação, ela precisa e necessita ser banal, vulgar e idiota para agregar a grande massa não pensante que usa dela como único refúgio das más agruras do dia e através dela transcender o eu interior para um mundo mágico do faz de conta. O idiota precisa da TV vulgar da mesma forma que a TV precisa deste idiota para sobreviver, não falo da Globo, mas de todo o sistema brasileiro de televisão aberta e fechada que transforma o vazio em lucro, como pode a culpa ser da televisão?