domingo, 25 de janeiro de 2009

Mea culpa

A sensatez e a felicidade, o último post, parece querer resolver um problema através de uma equação, como me alertou uma leitura muito especial. Não vo-lo negar que se parece com tal proposta, mas esta não era a intenção daquelas linhas tortas. Acho que o problema está voltado para uma inequação, porque pode haver um lado maior ou um lado menor, a igualdade diante das opções pode ser diferente e raramente vejo equilibrado o fiel de uma balança qualquer. Motivado por esta ideia cito Exupéry e ignoro a parte da citação de Epicuro onde ele diz: a moderação dos afetos e a disposição do espírito que se mantenha nos limites impostos pela natureza.

Diz o senso comum que a vida é um eterno aprendizado. Cada dia é um novo aprendizado através das experiências, das novas situações e das imposições que as escolhas obrigam. Inegável tal situação e diante dela me pergunto: é possível aprender a ser feliz? Acredito que sim! Caso contrário, todos estariam fadados a um eterno lamaçal da infelicidade. Vejo as pessoas que conheci pela jornada da vida. Dezenas de centenas passaram, mas dentre elas algumas marcaram profundamente ao ponto de sonhar e lembrar diariamente de momentos que não foram lapsos temporários, mas sim uma marca indelével. Marca que forma os tijolinhos usados na construção de uma personalidade.

Epicuro ao mencionar a moderação dos afetos, como um bom grego, tinha o desejo de evitar a paixão. Com certeza ao evitar a paixão ele estaria sendo sensato, nada melhor que a moderação dos afetos para manter os limites e atingir a tal ataraxia. E isso certamente se distancia dos ideais de felicidades que são construídos pelas nossas experiências e pela marcas dos tijolos da personalidade. Mas há uma felicidade ou somente restam momentos felizes? Não sei, apenas sei que momentos felizes são pequenas frações de segundos que permanecem eternamente gravados na lembrança a ponto de causar uma completa ausência de dor no corpo e de qualquer perturbação na alma.


 

Recebi por e-mail com uma versão diferente da música Sou eu assim sem você, deixo ela aqui disponível para audição.