sábado, 29 de novembro de 2008

Nitro: a linha tênue da moral

Qual a função de um filme? Digo aqui filme como longa-metragem. Entreter, divertir e provocar reflexão. Sim, provocar reflexão e como isto é importante. Hoje à tarde, mais um dia ilhado, assisti ao filme Nitro. Pensei que pelo título fosse algo haver com velocidade e corridas. Não, um ex-piloto de rua e assaltante de carros apaixona-se por uma moçoila doente que necessita de um transplante de coração. Ele faz de tudo para ter este coração, inclusive matar é algo que sua índole permite. O filme me deixou inquieto. O personagem principal faz de tudo para salvar sua amada – o único critério, porque todos os demais são ignorados.


 

Confesso que meu objetivo era assistir e relaxar, porém, não foi isso. Por vezes durante o filme vendo as ações amorais do personagem me peguei torcendo por ele. E o que isso tem? Tem que muitas vezes nos deixamos levar pelo instante e sufocamos o imperativo categórico. Estou tendo um "ataque de moralismo"? Talvez esteja, não vo-la negar, porém, o filme nos faz ver quais são os critérios que estabelecemos como o moral e o imoral e o que forma esta linha tênue é construída. Podemos aceitar que para se conquistar os objetivos as barreiras podem ser superadas...


 

Porém, há o outro lado. Nietzsche descreve muito bem esta sensação mostrando a moral dos fracos como ela é dominante. Sim, os fracos ficam com o medo quando se sentem que estão transgredindo aquilo que poderia separar o bem e o mal. Depois do filme estou eu cá me perguntando, em tempos de tristeza, onde está o bem e onde está o mal?


 

FICHA DO FILME

Canadá, 2007, 105 min

Ação / Lançamento - Paramount Home Entertainment

Diretor: Alain Desrochers

Elenco: Guillaume Lemay-Thivierge, Lucie Laurier, Martin Matte, Raymond Bouchard, Myriam Tallard, Antoine Desrochers, Martin David Peters, Gaston Lepage, Bianca Gervais, Tony Conte, Réal Bossé, Alexandre Goyette, Jeff Stinco, Jason Cavalier

Sinopse: Max tem uma vida muito boa com Alice e seu filho Théo, até que a vida de sua esposa entra em risco enquanto aguarda por um transplante de coração. Max promete a Théo que salvará sua mãe, mais para isso é nesessário encontrar um doador, e rápido. Agora que o tempo está acabando, ele decide reconectar-se a seu tumultuado passado. A decisão de Max vai mudar sua vida de uma forma que ele jamais poderia imaginar.