sábado, novembro 17, 2007

VOCABULÁRIO DA POLÍTICA

Por Marilena Chauí

O historiador helenista Moses Finley, estudando as sociedades grega e romana, concluiu que o que chamamos de política foi inventado pelos gregos e romanos.

Antes de examinarmos o que foi tal invenção, já podemos compreender a origem greco-romana do que chamamos de política pelo simples exame do vocabulário usado em política: democracia, aristocracia, oligarquia, tirania, despotismo, anarquia, monarquia são palavras gregas que designam regimes políticos; república, império, poder, cidade, ditadura, senado, povo, sociedade, pacto, consenso são palavras latinas que designam regimes políticos, agentes políticos, formas de ação política.

A palavra política é grega: ta politika, vinda de polis.

Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a Cidade deve ou não deve realizar).

Ta politika são os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos: costumes, leis, erário público, organização da defesa e da guerra, administração dos serviços públicos (abertura de ruas, estradas e portos, construção de templos e fortificações, obras de irrigação, etc.) e das atividades econômicas da Cidade (moeda, impostos e tributos, tratados comerciais, etc.).

Civitas é a tradução latina de polis, portanto, a Cidade como ente público e coletivo. Res publica é a tradução latina para ta politika, significando, portanto, os negócios públicos dirigidos pelo populus romanus, isto é, os patrícios ou cidadãos livres e iguais, nascidos no solo de Roma.

Polis e civitas correspondem (imperfeitamente) ao que, no vocabulário político moderno, chamamos de Estado: o conjunto das instituições públicas (leis, erário público, serviços públicos) e sua administração pelos membros da Cidade.

Ta politika e res publica correspondem (imperfeitamente) ao que designamos modernamente por práticas políticas, referindo-se ao modo de participação no poder, aos conflitos e acordos na tomada de decisões e na definição das leis e de sua aplicação, no reconhecimento dos direitos e das obrigações dos membros da comunidade política e às decisões concernentes ao erário ou fundo público.

Dizer que os gregos e romanos inventaram a política não significa dizer que, antes deles, não existiam o poder e a autoridade, mas sim que inventaram o poder e a autoridade políticos propriamente ditos. Para compreendermos o que se pretende dizer com isso, convém examinarmos como era concebido e praticado o poder nas sociedades não greco-romanas.

REFLETINDO: A política adotada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, segue o conceito descrito pelo texto?

17 comentários:

Daisy disse...

Pelo que pesquisei, Hugo Chávez quer tornar a Venezuela comunista; e comunismo é a criação de uma sociedade sem classes.
E ele usa leis ditatoriais que é uma pessoa no poder, ou um grupo de pessoas; a ditadura é a oposição da democracia.
Mas na política, deve ter democracia em certos pontos, mas, pelo que entendi, para ele a democracia é uma coisa fútil (digamos assim).

Respondendo agora certinho: em certo ponto ele segue o texto, por ser comunista. Mas deve ter democracia, mas ele usa a ditadura, que é o oposto da democracia.

Bom, foi isso que eu entendi.

Daisy Thayse Belz 1º 02

talita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Talita:

A idéia do presidente da Venezuela Hugo Chávez tem seu lado comunista que comenta no texto,mas quer comandar seu país com suas idéis de ditadura e maiorria das vezes os pilíticos usam a democracia que é o contrário do que Hugo Chávez usa ou quer usar em seu país.

Lendo o texto foi a minha conclusão sobre o assunto.

Talita Batista 1°01

Anônimo disse...

Michel Luiz Chiodini


Hugo Chávez presidente da venezuela
tem suas ideia comunista
mais comanda seu pais com suas idéis de ditadura
geralmente os politicos usam a democracia como forma de governo.
o oposto de Hugo Chávez.

ele segue o texto por ser comunista.
mas ele usa a ditadura.

essa foi minha conclusão........


vlw professor brasao

Evandro Trapp disse...

O texto tem um carácter democrático, só os bem nacidos e cidadões bem nacidos e cidadões nacidos na cidade.
Isto revela que essa não é a verdadeira democracia.
Hugo Chávez diz construir um Socialismo do Futuro baseado no comunismo. A mídia nos mostra que ele é um ditador, que censura a imprensa e inimigo dos EUA. A democracia não está no vocabuláro dele. A democracia que vemos em certo ponto é uma mistura de comunismo e ditadura. Defendem a igualdade de classes sociais, mas é sempre a elite que consegue manipular seu governantes para que as coisas sempre estejam favoráveis para elite, como é o caso do Brasil.

Evandro Trapp 1º 02

vanessa disse...

Por um lado,Hugo Chávez,segue sim o conceito descrito pelo texto,por que é comunista.Podemos dizer que ele é diferente dos outros politicos ,pois não usa a democracia como forma de governo e sim a ditadura,que é o oposto da democracia.
Para ele,digamos que, a democracia não existe.

Esta é a minha opiniao sobre o assunto.

Vanessa V. Würges -1º02

Anônimo disse...

Jonas:
Não,porque o texto se refere a uma política democrática,está democracia só seria para aqueles que fossem nascidos em solo Romano.
Pois isto não seria a verdadeira democracia.
Hugo Chávez afirma:A única "salvação" para o povo Venezuelano é o SOCIALISMO.Ele é um ditador discutido no mundo todo,pois a democracia para ele é uma junção de ditadura com o comunismo,que defendem a igualdade entre as classes sociais mais sempre a elite sai ganhando.
Mas para chávez a ditadura seria o oposto da democracia.

Esta foi a minha conclusão!

Jonas Ralf Richter 1° ano "01".

Tatiane disse...

Ta Hugo Chavez e seu governo.
Será que podemos classificar Hugo Chavez como comunista?
Na minha opinião ele não pode ser considerado como um comunista.Ele na verdade é um homem autoritário que sustente uma idéia "simpática" simplesmente para atrair suporte popular.
Podemos até classificá-lo como um homem ditador, pois quando não gosta de alguma coisa tenta ate conseguir tirar do seu caminho não importa quanto isso vai custar.

Então podemos dizer que de acordo com o texto ele pode ter muitas caracteristicas relativas ao, como ele ser ditador, comunista, democráta ao certo não sei dizer oque ele é pois tem um pouco de tudo dependendo de seu jogo de marketing.





Tatiane Lemes de Abreu 1°ano 1 "frei policarpo"

Anônimo disse...

Ta Hugo Chavez e seu governo.
Será que podemos classificar Hugo Chavez como comunista?
Na minha opinião ele não pode ser considerado como um comunista.Ele na verdade é um homem autoritário que sustente uma idéia "simpática" simplesmente para atrair suporte popular.
Podemos até classificá-lo como um homem ditador, pois quando não gosta de alguma coisa tenta ate conseguir tirar do seu caminho não importa quanto isso vai custar.

Então podemos dizer que de acordo com o texto ele pode ter muitas caracteristicas relativas ao, como ele ser ditador, comunista, democráta ao certo não sei dizer oque ele é pois tem um pouco de tudo dependendo de seu jogo de marketing.

Tatiane Lemes de Abreu 1°ano 1 "frei policarpo"

Anônimo disse...

Pelo que pesquisei;o cara viaja total na maionese,
nunca qui ele segue o texto
ele nao tem respeito pelos direitos de espreçao tanto que tirou a rede de comunicaçao mais velha da venezuela do ar para por a sua propria emissora
desde de quando isso é democracia
ele usa o comunismo como faxada para ficar um pouco melhor em relaçao as idiotises qui ele faiz

pois se nao o mundo ia decreta guerra a ele , ele seria elevado ao posto de mais novo ditador
persebeu como é sem noção

é isso
wagner luis galiardo

Anônimo disse...

Caroline Schmitt 1º ano 1 - Frei Policarpo.

Não, não segue o conceito. Talvez fugindo um pouco do texto, política não é ser ditador, querer dominar um estado ou país, política é ORGANIZAR esse estado (atividades econômicas, serviços públicos), Hugo Chávez até pode fazer isso mais o principal dele é querer o seu poder de dominação nem que para isso tenha que brigar muito.
Nós brasileiros deveríamos prestar mais atenção nesse assunto pois o nosso presidente está apoiando um ditador e quem sabe ele não está querendo ser um também?? talvez isso seria um pouco difícil mas, apenas por apoiar esse cara aí.. ja dá receio!

entendi isso..

Anônimo disse...

Sim, porque o texto não fala sobre a democracia em si,e sim sobre os tipos de regimes politicos.
Hugo Cháves utiliza uma democracia mascarada, porque ele tem formas de governo como um ditador levando a Venezuela a caminho da ditadura.
Ele não é um politico democrata, mas sim um ditador que utiliza a tirania como forma de governo e que se diz democrata.

Bianca Regina Maba 1 ano 1 Frei Policarpo

Anônimo disse...

Sabrina Valtrich (1º1)Frei Policarpo :

Hugo Chávez diz exercer uma democracia em seu país, mas exerce a função de presidente com os limites de um tirano.
Dizer que na Venezuela existe uma democracia porque existe o voto, é como dizer que antes de 1930 tinhamos uma democracia no Brasil,quando o voto era aberto e havia candidato único.
Polis é a cidade, formada pelos cidadãos(politikos), livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em publico opiniões sobre ações que a cidade deve ou não realizar)A isegoria não combina muito com o presidente da Venezuela que chamou de "vagabundos", "meliantes", "aduladores", "estúpidos" e "retardados mentais", entre outras coisas, a hierarquia da Igreja, que criticou em um documento público a proposta de mudança da Constituição, que ainda sera submetida a um referendo.

Lineee disse...

Não, porque ele na verdade quer adotar uma política de ditadura, onde ele decide e o povo deve fazer o que ele determina, quer tirar a liberdade dos cidadões, acabar com os direito que os cidadões tem, direito a igualdade perante a lei e o direito de expor e discutir em público, opinar sobre ações que a cidade deve ou não realizar, na verdade ele não só rejeita as opiniões dos governos de outros países, está administrando o país do jeito que ele pensa e quer, inclusive ja criou varios problemas com o nosso país, está na hora de alguém tomar alguma providencia quanto ao seu autoritismo, mostrando a ele o verdadeiro limite de um presidente da República.

Lineee disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Cristian Rech 1º ano 01

Hugo Chavez, adotou no começo de sua carreira politica. O entao tenente Hugo Chavez comandando 300 edetivos, protagonizou o golpe de estado contra o presidente Carlos Andrez Perez, no dia 4 de fevereiro de 1992, onde nao deu certo e Chavez foi preso durante 2 anos, foi libertado e abandonou a vida militar. Passa a se dedicar a politica onde com os grandes problemas da Venezuela, foi aclamado pelo povo e eleito presidente. Mas seu governo esta marcado por varios episodios acontecido no país, onde a imprensa nao tem liberdade, onde o povo se sente oprimido, extiguiu o senado esta querendo o poder absoluto do país, pensando nesse fato eu nao sei se ele quer comandar a Venezuela nao, e sim ditar o regime para todo os paises da America do Sul e outros paises do mundo, ele esta me parecendo o Nero que quer colocar fogo em tudo.
Se nao tomarmos cuidado ele provocara a terceira guerra mundial, entao acho que ele nao esta no contexto do texto dado.

jesssica p disse...

Bom Hugo Cháves esta querendo
transformar a Venezuela em um país comunista,(com a ditadura)mais tem varios politicos contra isso.

bom ele segue sim o texto mais,isso nao é oque lhe agrada,
pelo que entendi ele quer leis da ditadura.E isso nao está dando certo.

Jessica Patricia Zonta 1º02
Frei Policarpo!!!